segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Homenagem a Frida Kahlo

 Frida Kahlo (1907-1954)
Muito além das flores na cabeça e da monocelha, Frida deixou um grande legado para o mundo com suas pinturas, mas em especial para as mulheres. Símbolo da força e independência do universo feminino, a artista Mexicana estava muito à frente de seu tempo e, apesar de todos os percalços (como muitos problemas de saúde e um casamento conturbado), continuava cheia de vida.
Frida também teve grande influência para a moda, especialmente porque não sucumbiu ao padrão de beleza hollywoodiano de sua época, impondo seu próprio estilo e criando um personagem único.

 Frida cresceu em uma casa cheia de mulheres: ela era a terceira de quatro filhas. Além disso, ela tinha duas meio-irmãs mais velhas, que moravam na mesma casa, fruto do casamento de seu pai com a primeira esposa. Essa vivência do universo feminino influenciou seu trabalho e, mais tarde, viria a ser uma das marcas mais fortes de Frida.
A artista mexicana passou por uma série de acidentes, doenças e operações ao longo de sua vida, acabou assim, levando a dor e os traumas para seus quadros. O mal-estar de Frida com o corpo também influenciou fortemente a forma como se vestia. Desde muito cedo, começou a usar calças para esconder a sequela da poliomielite na perna. Mais tarde, adotou as saias longas, sempre muito ornadas e rodadas. Por um lado, elas camuflavam os problemas físicos, mas por outro eram a forma encontrada por Frida para manter o bom humor e para continuar se sentindo feminina, já que ela adotou o estilo tehuana, muito colorido e cheio de flores. Essa marca pessoal estava também refletida em sua pintura, que seguia o mesmo padrão de cores primárias.Diferentemente de muitos artistas de renome, que desde muito pequenos mostram uma aptidão para a pintura, Frida não começou a pintar cedo. Foi nesse período de convalescência em que começou a pintar, usando um cavalete adaptado à cama e a caixa de tintas de seu pai, Guillermo, que pintava por hobby.
Não foi apenas com a pintura que o pai influenciou o trabalho de Frida. Guillermo era fotógrafo profissional e tinha o curioso hábito de se fotografar, algo que a filha levou mais tarde para seus quadros. Ao longo de sua carreira, Frida pintou diversos autorretratos, sempre colocando na tela seus problemas, seu cotidiano, seus temores e seus amores.
__________________ 15.05.2015 / CULTURA / POR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por passar aqui e deixar seu recadinho!
Ouvir os amigos, sempre me deixa Feliz!!!